As Memórias do Livro (People of The Book)

As Memórias do Livro (People of The Book) de Geraldine Brooks.

O livro conta o que teria sido a trajetória da Hagadá de Sarajevo, livro que orienta o ritual do Pessach, a Páscoa judaica e que teria tido como destino final a cidade de Sarajevo, na Bósnia, parte da antiga Iugoslávia. Uma especialista é contratada para seguir as pistas encontradas no livro, como marcas de tinta, de sangue, vinho, pelo e asas de borboleta. E assim, vai traçando o percurso da Hagadá, como ela foi trocando de mãos desde a Idade Média, da Espanha sob o domínio mouro à Segunda Guerra. Ao mesmo tempo, são mostrados os dramas dos judeus em cada uma destas épocas, como a Inquisição, o gueto em Veneza, a guerrilha antinazista na Iugoslávia e os esforços para salvar o manuscrito (ver http://www.geraldinebrooks.com/people.html).

As estórias que a autora monta para retratar cada época são muito interessantes e cativam o leitor. Porém, a trama central, que retrata a heroína da decifração do mistério do livro não é interessante; não me senti envolvido pelos dramas e romances da heroína, nem pela trama onde está envolvida, a não ser pelo seu trabalho como detetive ao descobrir o caminho seguido pela Hagadá de Sarajevo, o que, aliás, é o que conta…

Anúncios

Sobre Roberto Blatt

Sou formado em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP), tenho M.S. in Computer Systems and Information Technology pela Washington International University e MBA em Administração de Empresas pela FGV. Tenho mais de 25 anos de experiência profissional na área Administrativa Financeira, desenvolvidos em empresas nacionais e multinacionais dos segmentos automotivo, eletroeletrônico e serviços, vivenciando inclusive o start-up, dentro dos aspectos administrativos e financeiros e tendo atuado na gestão de equipes das áreas Administrativa, RH e Pessoal, TI, Financeira, Comunicação e Compras. Professor no Pós-Admn da FGV em Liderança & Inovação e Gestão de Pessoas. Para acessar meu blog com comentários e críticas sobre cinema, cliquem aqui ou, para artigos sobre Administração, Tecnologi a eresenhas de livros, em aqui .
Esse post foi publicado em História, Livros, Romance, Suspense e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s