The Numerati

The Numerati, livro investigativo sobre ciências de Stephen Baker.

Este livro partiu de um artigo que o jornalista Stephen Baker (BusinessWeek, Wall Street Journal e outros) foi incumbido de escrever. Versa sobre as pessoas que, a partir de conhecimentos matemáticos e da incrível base de dados que é a Internet, descobrem quem somos, nossas preferências e problemas: o perfil de empregados, eleitores, blogueiros, compradores, pacientes médicos ou pares românticos. Em suma, os Numerati são pessoas que conferem ordenação, vida aos dados que poderiam, de outra forma, permanecer desestruturados. E, a partir destes dados dispersos, pode-se tanto traçar o perfil e agir preventivamente contra possíveis terroristas, como oferecer produtos que atendem nossas necessidades e desejos. Assim, se é certo que o método pode devassar nossa intimidade, é certo também que os Numerati podem ajudar a prevenir problemas médicos e, através da pesquisa nas bases de dados, ajudar na descoberta da cura de doenças.

Assim, por um lado, podemos ser identificados ao entrar num estabelecimento comercial e imediatamente receber em nosso carrinho de compras mensagens sobre produtos que têm o nosso perfil. Por outro lado, pacientes que vivem sozinhos podem ser monitorados à distância; assim, havendo qualquer variação em sua rotina – como, por exemplo, se deixam de fazer sua escovação de dentes matinal – pode ser feito um telefonema de checagem ou acionado o socorro médico. Ou de drogas que, encapsuladas em minúsculos tubos dentro de nosso corpo, podem emitir sinais para um centro de controle que, por sua vez, liberaria a quantidade necessária de medicamentos. Mas, se este é o lado bom que coexiste com uma indagação: como gerenciar a privacidade dos registros médicos?

Em resumo, os Numerati e seu trabalho com os dados podem tanto servir a quem quer devassar nossa vida pessoal ou profissional, como nos dirigir propagandas específicas ou ainda, fornecer elementos de auxílio de toda a ordem.

Mas não se preocupem à toa, pois muitos dos que estudam estes dados e descortinam nossas vidas, se apresentam como grandes advogados da privacidade, justamente por entenderem a importância da análise dos dados. Uma leitura bastante interessante sobre um tema muito interessante e atual, que apenas peca por se tornar repetitiva em alguns momentos.

Sobre Roberto Blatt

Sou formado em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP), tenho M.S. in Computer Systems and Information Technology pela Washington International University e MBA em Administração de Empresas pela FGV. Tenho mais de 25 anos de experiência profissional na área Administrativa Financeira, desenvolvidos em empresas nacionais e multinacionais dos segmentos automotivo, eletroeletrônico e serviços, vivenciando inclusive o start-up, dentro dos aspectos administrativos e financeiros e tendo atuado na gestão de equipes das áreas Administrativa, RH e Pessoal, TI, Financeira, Comunicação e Compras. Professor no Pós-Admin da FGV em Liderança & Inovação e Gestão de Pessoas. Para acessar meu blog com comentários e críticas sobre cinema, cliquem aqui ou, para artigos sobre Administração, Tecnologia e resenhas de livros, em aqui .
Esse post foi publicado em Livros e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário