Free – Grátis, o Futuro dos Preços (Free)

Free – Grátis, o Futuro dos Preços (Free), uma análise da Economia do Grátis, dos seus primórdios aos tempos da internet, de Chris Anderson, editor-chefe da revista Wired, 2009.

 

Chris Anderson, que já conseguira tornar seu “A Cauda Longa” um best-seller, repetiu o feito com “Free”. O tema despertara minha curiosidade, mas fui “empurrado” de vez à leitura pelo Vander, em meio às aulas de guitarra. Ainda bem… O livro é ótimo e tem pouquíssimos trechos onde o “economês” fala mais alto – e, mesmo assim, o autor explica bem os termos, o que ajudou a reforçar os conceitos que, coincidentemente, acabara de ver no meu MBA…

A idéia básica é que largura de banda de transmissão, capacidade de armazenamento e de processamento crescem de tal forma no mundo dos bits, que é inevitável que nos aproximemos do grátis como padrão na Economia. Apesar de isto parecer utópico, o autor dá exemplos convincentes, iniciando pela “economia dos átomos” (a das mercadorias e serviços que se podem chamar de clássicos), onde um dos maiores exemplos do “grátis” foi a distribuição de aparelhos de barbear da Gillette para que as lâminas fossem vendidas e dos livros de receitas gratuitas da Jell-O, com o intuito de despertar a curiosidade pelo produto (uma tradicional gelatina). Aborda também o Google e à Wikipédia, explicando que não é apenas o dinheiro que nos impulsiona, mas o recebimento de atenção e o crescimento de nossa boa reputação. Para chegar a isto, o autor não somente se apóia em grandes nomes da Economia, como também em psicólogos, como Abraham Maslow e sua hierarquia das necessidades.

Excelente sugestão de leitura, mesmo para quem repute suas idéias radicais ou avançadas demais ou ainda não seja muito chegado a livros técnicos.

Anúncios

Sobre Roberto Blatt

Sou formado em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP), tenho M.S. in Computer Systems and Information Technology pela Washington International University e MBA em Administração de Empresas pela FGV. Tenho mais de 25 anos de experiência profissional na área Administrativa Financeira, desenvolvidos em empresas nacionais e multinacionais dos segmentos automotivo, eletroeletrônico e serviços, vivenciando inclusive o start-up, dentro dos aspectos administrativos e financeiros e tendo atuado na gestão de equipes das áreas Administrativa, RH e Pessoal, TI, Financeira, Comunicação e Compras. Professor no Pós-Admn da FGV em Liderança & Inovação e Gestão de Pessoas. Para acessar meu blog com comentários e críticas sobre cinema, cliquem aqui ou, para artigos sobre Administração, Tecnologi a eresenhas de livros, em aqui .
Esse post foi publicado em Livros, Negócios e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s