Armadilha em Gaza

Armadilha em Gaza, livro sobre episódio político e midiático de Jorge Zaverucha, 2011. C

O mote do livro são as repercussões da abordagem da marinha israelense, em maio de 2010, ao Mavi Marmara, maior navio da dita “Flotilha da Liberdade”, grupo de embarcações que alegava levar ajuda humanitária à faixa de Gaza e que pretendia furar o bloqueio marítimo imposto à região. A flotilha, carregando armas e inocentes úteis, foi conduzida pelos fanáticos do grupo turco Insani Yardim Vakfi (IHH) e, num lance de autopromoção, apoiada pelo primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, em busca da conquista da simpatia do mundo muçulmano e do aumento de sua influência na politica mundial.

O autor explica que Israel perdeu preciosas horas para mostrar ao mundo que a abordagem ao navio, feita por soldados munidos apenas de armas de paintball (pois não esperavam encontrar resistência ao tentar levar o navio para ser regularmente descarregado e inspecionado), foi revidada por “militantes” armados, previamente para uma ação violenta, que pudesse gerar “mártires”. Além da falha de relações públicas, faltou coordenação da inteligência militar com o Mossad, o serviço secreto israelense. Mas o livro mostra que os intentos de Erdogan não foram alcançados, ao contrário do que pareceu a muitos. Li em duas horas este excelente livro, que é cativante e desmascara a mídia tendenciosa, além de ministrar uma aula excepcional e concisa sobre a história do conflito árabe-israelense, geopolítica e relações públicas. Na última seção, a tradução da Carta de Princípios do Hamas mostra suas reais intenções em relação aos judeus e cristãos.

Anúncios

Sobre Roberto Blatt

Sou formado em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP), tenho M.S. in Computer Systems and Information Technology pela Washington International University e MBA em Administração de Empresas pela FGV. Tenho mais de 25 anos de experiência profissional na área Administrativa Financeira, desenvolvidos em empresas nacionais e multinacionais dos segmentos automotivo, eletroeletrônico e serviços, vivenciando inclusive o start-up, dentro dos aspectos administrativos e financeiros e tendo atuado na gestão de equipes das áreas Administrativa, RH e Pessoal, TI, Financeira, Comunicação e Compras. Professor no Pós-Admn da FGV em Liderança & Inovação e Gestão de Pessoas. Para acessar meu blog com comentários e críticas sobre cinema, cliquem aqui ou, para artigos sobre Administração, Tecnologi a eresenhas de livros, em aqui .
Esse post foi publicado em Guerra, História, Livros, Político e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s