O Desafio da Inovação – a revolução do conhecimento nas empresas brasileiras

O Desafio da Inovação – a revolução do conhecimento nas empresas brasileiras, livro de Renato Cruz, 2011.

O jornalista Renato Cruz, especializado em tecnologia, aborda os desafios das empresas brasileiras para inovarem com sucesso, citando exemplos como os da EMBRAER, Embrapa e de filiais brasileiras de empresas como Telefónica, GE, IBM, que mostram como o Brasil tem capacidade para ser competitivo.

Ele começa explicando o que é inovação, o que a diferencia de uma invenção, e, para quem, como eu, aprecia História, apresenta “causos” muito interessantes de inventores e inovadores, como os de Nikola Tesla e Thomas Edison, de Guilherme Marconi e o Padre Landell de Moura (este último, aliás, é um caso abordado por Ethevaldo Siqueira, de quem Renato Cruz é colega de jornal, em http://ethevaldo.com.br/podcast/landell-de-moura/). Trata dos centros de inovação, como o C.E.S.A.R., do Recife, das patentes, da parceria universidade-empresa (tão necessária hoje em dia, se desejamos ser pragmáticos). Lida, ainda, com a questão de como a relação com cliente e fornecedores pode impulsionar a inovação, em vez de as empresas focarem apenas no modelo clássico do investimento interno em Pesquisa e Desenvolvimento. E, como não poderia deixar de ser, trata da economia digital e do quanto ela afeta os modelos de negócios (por exemplo, através da clássica questão sobre se os veículos de comunicação impressos sobreviverão).

Do lado “economês”, o autor fala sobre investidores-anjo, venture capital (antes chamado de “capital de risco”, mas aqui melhor tratado por “capital empreendedor”), private equity, os derivativos e a crise de 2008 e a concorrência da inovação que vem da China “comunista”. Enfim, ele lida com as diversas facetas da inovação e do empreendedorismo.

Como “porém”, alguns pontos do livro trazem o que pode parecer um excesso de números obtidos em pesquisas, o que pode cansar um pouco a leitura, mas que se trata de algo importante para quem investe na área da inovação. E, em alguns trechos, ideias são repetidas sem que haja novo contexto que assim o exija.

No geral, pode-se dizer que é uma leitura necessária para quem quer conhecer o caminho do sucesso na inovação.

Anúncios

Sobre Roberto Blatt

Sou formado em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP), tenho M.S. in Computer Systems and Information Technology pela Washington International University e MBA em Administração de Empresas pela FGV. Tenho mais de 25 anos de experiência profissional na área Administrativa Financeira, desenvolvidos em empresas nacionais e multinacionais dos segmentos automotivo, eletroeletrônico e serviços, vivenciando inclusive o start-up, dentro dos aspectos administrativos e financeiros e tendo atuado na gestão de equipes das áreas Administrativa, RH e Pessoal, TI, Financeira, Comunicação e Compras. Professor no Pós-Admn da FGV em Liderança & Inovação e Gestão de Pessoas. Para acessar meu blog com comentários e críticas sobre cinema, cliquem aqui ou, para artigos sobre Administração, Tecnologi a eresenhas de livros, em aqui .
Esse post foi publicado em Gestão da Inovação, Livros, Tecnologia, Tendências, TI / Informática e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para O Desafio da Inovação – a revolução do conhecimento nas empresas brasileiras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s