Origins – Fourteen Billion Years of Cosmic Evolution

Origins – Fourteen Billion Years of Cosmic Evolution, livro sobre cosmologia de Neil deGrasse Tyson e Donald Goldsmith, 2005 (edição de 2014).

O livro best-seller do astrofísico Neil Tyson, tido como sucessor de Carl Sagan e condutor da nova série “Cosmos”, trata de explicar (ou de tentar, já que ainda persistem mistérios) a origem do universo, das estrelas e planetas e dos seres vivos que habitam a Terra (ou que podem habitar outros planetas). Ele começa “meditando sobre a origem da ciência e a ciência das origens”.
Na primeira parte, começa por Spinoza, passa por Einstein e a Teoria da Relatividade, Newton e a gravidade, matéria e antimatéria, o surgimento da Luz, da matéria e energia escuras, e trata dos modelos do universo (ou universos). Da segunda à quarta partes, trata propriamente da origem das galáxias e das estruturas do universo, das estrelas e, algo já tratado até pelo filósofo Immanuel Kant, da mais intricada ainda origem dos planetas, dos asteroides e meteoroides. É então que ele aborda a origem da vida na Terra e da possibilidade de existência da vida fora dela – que tipo de “vida” pode existir fora da Terra? Considerando que mesmo na Terra já foram descobertos seres microscópicos que somente sobrevivem a dezenas de graus Celsius, como poderia ser esta vida fora da Terra? E ela poderia ser tão comum quanto a existência de outros planetas? Sem as peculiaridades do carbono ou da água (como seu ponto de densidade máxima, que está acima da temperatura de congelamento), há como se pensar florescimento da vida? E, falando em vida fora da Terra, Tyson aborda a questão de por que tanto se fala dos ETs, de abdução e da parapsicologia.
Um livro que abrange diversas áreas da ciência e da história, escrito por um cientista de vasto conhecimento, capaz de algumas “tiradas” muito boas e de explicações bem interessantes. Mas que, apesar de tratar de um tema que me é muito interessante, não me cativou como esperava. E ainda me deixou com alguns pontos de dúvida.

Anúncios

Sobre Roberto Blatt

Sou formado em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP), tenho M.S. in Computer Systems and Information Technology pela Washington International University e MBA em Administração de Empresas pela FGV. Tenho mais de 25 anos de experiência profissional na área Administrativa Financeira, desenvolvidos em empresas nacionais e multinacionais dos segmentos automotivo, eletroeletrônico e serviços, vivenciando inclusive o start-up, dentro dos aspectos administrativos e financeiros e tendo atuado na gestão de equipes das áreas Administrativa, RH e Pessoal, TI, Financeira, Comunicação e Compras. Professor no Pós-Admn da FGV em Liderança & Inovação e Gestão de Pessoas. Para acessar meu blog com comentários e críticas sobre cinema, cliquem aqui ou, para artigos sobre Administração, Tecnologi a eresenhas de livros, em aqui .
Esse post foi publicado em História, Livros e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s